quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Desenho de uma Televisão com comando

Desenho de uma Televisão com comando, feito pela Inês, pintado a lápis de cor e contornado com marcador preto.Desenho de uma Televisão com comandoA Televisão
Embora existisse já desde 1928 um sistema mecânico de transmissão de imagens, desenvolvido pelo escocês John Baird, foi apenas a partir de 1934, quando Vladimir Zworykin, um russo a viver nos Estados Unidos, criou o iconoscópio, que surgiram as primeiras aplicações práticas. O iconoscópio, precursor dos actuais tubos de imagem das câmaras de televisão, permitia decompor uma imagem em milhares de pontos, convertidos num sinal modulado. A invenção do iconoscópio levou ao desenvolvimento do televisor, que utilizava o tubo catódico inventado em 1897 pelo alemão Karl Braun, e em 1936 surgiram as primeiras emissões regulares de televisão, feitas em Londres pela BBC.

Em Portugal, a televisão deu os primeiros passos, a preto e branco, a 4 de Setembro de 1956. As emissões regulares tiveram início a 7 de Março de 1957. Nessa altura, só podia ser captada na região de Lisboa. Nos anos seguintes, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) chegaria ao Porto, à Madeira e aos Açores, e depois cobriria todo o território nacional, com delegações nas diversas regiões. Em 1968 tiveram início as emissões do segundo canal da RTP.

A transmissão a cores começou em 1980.
Em 1992, com Cavaco Silva como primeiro-ministro, arrancaram as emissões da Sociedade Independente de Comunicação (SIC), o primeiro canal privado de televisão, e em 1993 tiveram início as da Televisão Independente (TVI), canal também privado e inicialmente de inspiração cristã.

Fonte: Diciopédia 2003
Pesquisa personalizada